segunda-feira, 13 de abril de 2009

Dengue: região Sul registra aumento de 470%

O número de casos da Dengue aumentou quase 500%, de um ano para cá, em algumas cidades da região Sul da Bahia. O médico cubano Julio Diaz mora no Sul do estado há dez anos e, desde então, vem estudando o comportamento do vírus da Dengue em alguns municípios desta região. “A circulação viral mudou. Nós temos uma circulação principal do tipo 2, o que faz com que a doença fique mais grave”, afirma Julio Diaz.


O reflexo está nos hospitais de algumas cidades, como Ilhéus. A cidade registrou no Verão do ano passado 300 casos de Dengue. Este ano, já são 1,7 mil, um aumento de 470%.Em Itabuna, a situação foi mais grave. O município teve o maior número de mortes por Dengue na Bahia. Até agora, oito confirmadas. Mais de sete mil casos foram notificados só nos três primeiros meses do ano.

Falta de prevenção - Este cenário da região Sul está diretamente relacionado à falta de prevenção e cuidados. Em Itabuna, desde novembro do ano passado, a epidemia no Verão foi prevista. Isto porque o índice de infestação do mosquito transmissor já era grande – de 16,5%.

Fonte: Ibahia

Nenhum comentário: