sexta-feira, 24 de abril de 2009

Gilmar Mendes é criticado pelo STF e CNJ

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), o ministro Gilmar Mendes causa insatisfação, a reclamação principal é de que o presidente avocou para si uma posição de líder intelectual e político num tribunal em que os ministros são iguais.

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, um ministro afirmou: Mendes age como presidencialista numa Casa que é parlamentarista. Nessa postura de liderança, avaliam alguns ministros, ele acabou por abrir diversas frentes de confronto, rivalizou com os demais Poderes e deixou o tribunal suscetível a críticas de todos os lados. "Truculento", "estrela", "exibido", "grosseiro", "pop star" e "brucutu" são alguns dos adjetivos que alguns ministros e integrantes do CNJ usam para se referir a Gilmar Mendes.

O ministro Marco Aurélio Mello, ex-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), 52, criticou seus colegas Joaquim Barbosa e Gilmar Mendes, os protagonistas de uma das mais duras discussões já ocorrida entre dois ministros durante um julgamento na história do STF. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, ele cobrou respeito à liturgia do cargo e afirmou que acordou nesta quinta-feira (23/4) com uma sensação de "ressaca".

Fonte: Ultima instância

Nenhum comentário: