quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Semana de Conciliação: Polos Regionais recebem equipe de capacitação

O Núcleo Integrado da Conciliação divulgou a programação dos roteiros de capacitação para os Polos Regionais, onde acontecerão as audiências da Semana Nacional de Conciliação na Bahia. Até o dia 21 de outubro, 22 polos serão visitados por uma equipe de facilitadores designados para divulgar, apresentar o cronograma e capacitar todos aqueles que vão atuar no mutirão.

Os polos são: Teixeira de Freitas; Xique-Xique; Bom Jesus da Lapa; Valença; Irecê; Jequié; Vitória da Conquista; Jacobina; Guanambi; Porto Seguro, Itaberaba; Barreiras; Ilhéus e Itabuna; Ipirá; Brumado; Paulo Afonso; Alagoinhas; Juazeiro; Euclides da Cunha, Feira de Santana e Salvador. A Comarca de Eunápolis também receberá a visita dos facilitadores. Já Camaçari e Lauro de Freitas dependem de confirmação.

Todos os participantes da Semana da Conciliação, incluindo magistrados, servidores e voluntários, vão receber um CD autoexplicativo com informações básicas sobre mediação e uma aula ministrada pelo especialista na área, o juiz André Gomma.

“Sem dúvidas é o evento mais importante do ano”, afirma o titular da 2ª Vara do Sistema dos Juizados Especiais da Comarca de Itabuna, juiz George Alves, que ressalta a relevância do processo de capacitação para a semana. “Este trabalho é essencial, pois as unidades precisam estar preparadas, organizadas e com as metas estabelecidas para um evento deste porte”.

Cerca de 600 feitos que tramitam na Vara da qual o juiz George Alves é titular, estão na pauta da Semana de Conciliação. “A gente espera que mais e mais processos sejam solucionados pelo acordo. É bom para as partes, que resolvem seus problemas com mais rapidez, e para o Judiciário, que diminui a demanda de processos e ganha mais celeridade nos serviços”, conclui.

Movimento
Há quatro anos na Comissão Permanente de Planejamento e Execução do Movimento pela Conciliação, a servidora Wilza Rocha, designada para visitar 11 polos, concorda com o magistrado. “A Semana de Conciliação é o resultado final de todo um trabalho de programação, que é anual”, explica. Em cada polo visitado, serão sorteados 10 exemplares do livro Manual de Mediação Judicial, lançado pela Secretaria de Reforma do Poder Judiciário do Ministério da Justiça, e organizado pelo juiz André Gomma. As vistas acontecerão nos fóruns ou em universidades, caso a comarca não possua estrutura que comporte um grande número de pessoas.

A expectativa é que a mobilização de 2011 supere a do ano passado, quando 62,3 mil processos foram cadastrados. Os números levaram o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia a se destacar no cenário nacional, com o primeiro lugar pela quantidade de audiências realizadas.

As partes interessadas em participar das audiências devem solicitar na unidade judiciária (varas ou juizados), onde tramita o processo, a inclusão na pauta. Quem preferir pode realizar o cadastramento no endereço eletrônico www.tjba.jus.br/conciliacao. O prazo, para ambos os procedimentos, segue até o próximo dia 21 de outubro.


Fonte: TJ

Nenhum comentário: