quarta-feira, 19 de outubro de 2011

O poder da fé na televisão brasileira: De onde vem tanto dinheiro das TVs religiosas?

Emissoras como TV Aparecida, Canção Nova e RIT TV dão aulas para muitas emissoras abertas no quesito estrutura. Claro, para as afiliadas das abertas. Jamais podemos comparar essas emissoras religiosas com Globo, SBT, Record, Bandeirantes de São Paulo (boa parte das afiliadas estão esquecidas).

Porém, o aparato e a estrutura não devem ser desvalorizados. Há investimento em novos produtos, em equipamentos, infraestrutura e em equipe. Olga Bongiovanni, por exemplo, recebeu um investimento de R$ 1 milhão na TV Aparecida, mas o projeto não deu certo. Logo, dinheiro tem.

A Canção Nova tem um baita complexo no interior de São Paulo e a emissora não para de crescer entre as católicas. Tá certo que o Padre Fábio de Melo e suas consultorias espirituais puxa parte desse crescimento de audiência e investimentos. Não citei, mas não podemos nos esquecer da Rede Vida, que inclusive dá audiência.

A RIT TV, da Igreja Internacional da Graça de Deus, não fica para trás. A sede no Rio de Janeiro coloca “no chinelo” várias afiliadas em Belo Horizonte como a Rede TV e a Bandeirantes. Vários estúdios, de diversos tamanhos, cenários, equipamentos e uma excelente equipe. Além da organização, o que vale também para a Rede Aparecida de Comunicação, no interior de São Paulo.

Sobretudo, o que chama a atenção e a pergunta que não se cala é: de onde vem tanto dinheiro para investimentos?


Afinal, a RIT TV é uma emissora internacional. Com sinal em vários países. A TV Aparecida e a Rede Vida estão no Brasil inteiro. Como conseguir esse alcance? Existe uma ferramenta importante e poderosa dentro dessas igrejas: o fiel. Aquele que frequenta a Igreja ou o Santuário. Aquele que é devoto. Aquele que dá dinheiro para essas instituições. E não é um fiel. São milhares, milhões.

Isso que sustenta o cofre dessas TVs. São campanhas, ofertas, dízimos, vendas de produtos e por aí vai. Tudo abastecido com dinheiro de fiéis. Tem também alguns poucos comerciais, geralmente dos produtos próprios do grupo. O que só mostra e deixa claro o poder da fé…
TVaVer

Nenhum comentário: